Percurso na Yoga

Percurso na Yoga

Desde os 20 anos que pratico yoga. Também por essa altura tornei-me vegetariana. Comecei com o Swasthay Yoga. Mais tarde quando vivia em Madrid descobri o Ashtanga Yoga e o meu primeiro professor foi Borja Romero. Em Lisboa pratiquei com a Isa Guitana, na Casa Vinyasa e mais tarde com o Francisco Rodrigues, no Yoga Lisboa no Chiado. Viajei para Goa, na Índia, e estive a estudar Vinyasa Flow no Kranti Yoga. Em Bali, na Indonesia, aprendi Yin Yoga e Yoga Restaurativo no Serenity Eco Guest House and Yoga.

Em 2017, certifiquei-me como professora de yoga pela Yoga Alliance Teacher Training no Abhyasa Yoga Center com o professor Hugo Abecassies. O seu conhecimento em Iyengar Yoga, despertou-me o interesse em aprender mais sobre essa prática. Atualmente prático com a Carla Penetra no Shala de yoga em Alvalade, e com o Francisco Rodrigo em aulas online.

Fiz várias formações com o Tomás Zorzo, um sénior espanhol do Ashtanga yoga e do Yoga Integral. É um prazer e uma alegria aprender com ele.

Após ser mãe, dediquei-me à aprendizagem do fortalecimento do soalho pélvico em parceria com a minha professora Carla Penetra e a fisioterapeuta Fátima Sanches. Na qual desenvolvemos toda uma sequência de exercícios para fortalecer os músculos do soalho pélvico, que ficam tão fragilizados após ter um bebé. A recuperação desta zona no nosso corpo é fundamental para nos sentirmos mulheres seguras e estruturadas. No yoga é o nosso chão, as nossas raízes, a nossa fonte de segurança e poder feminino, Muladhara Chakra.

Para mim Yoga é uma constante aprendizagem: com os nossos professores; com a nossa prática diária e o autoestudo; E a ensinar, partilhando com os alunos o conhecimento.

O yoga é um complemento fulcral para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. A prática de asanas ajuda a desbloquear e a mover a energia estagnada, que provoca doença física e psicológica, o pranayama e as técnicas de meditação são um elixir para o equilíbrio mental e emocional. Penso que a terapia corporal e o yoga são uma união feliz.