Percurso na Psicologia

Percurso na Psicologia

Ser psicóloga foi uma decisão de última hora. Estava previsto seguir jornalismo, porque tinha a fantasia de querer viajar pelo mundo e escrever sobre o que via…

Foi numa exposição sobre o surrealismo no CCB com 17 anos, que mudei de ideia e decidi seguir Psicologia, mesmo não estando na área de ciências. Sempre segui muito o meu coração e nunca me importei muito sobre o que os outros achavam…

Inscrevi-me então na Universidade Lusófona e os 5 anos que lá andei, houve coisas que odiei outras que não lhes dava muita importância e outras que adorei, uma delas foi as Psicoterapias: O Psicodrama do Moreno, a Terapia Familiar, a Psicanálise e as leituras clandestinas do Carl Jung sobre o Consciente Coletivo e em paralelo ainda lia Krisnamurti, Deepark Chopra e Osho.

Por gostar tanto das psicoterapias, logo após concluir a licenciatura em Psicologia Clínica, inscrevi-me numa pós-graduação em Psicoterapias Centrada no Cliente e comecei logo acompanhar casos. Mais tarde, como queria ter a experiência de ir viver para outro país, inscrevi-me num mestrado sobre Coaching em Madrid e vivi lá dois anos. Regressei e criei a minha empresa, a Making a Bridge, onde dei formação na área do coaching e sessões de coaching para executivos e continuava com a psicoterapia.

Tempos depois surgiu uma oportunidade para integrar num programa para jovens empreendedores e com uma bolsa da comissão europeia, fui estagiar numa empresa holandesa dentro da área do coaching para a carreia. Cinco anos após abrir a empresa, encerei portas, pois coincidiu com a morte do meu pai e foi tempo de recolher e abrandar o ritmo e apenas me dedicar à psicoterapia. Mais tarde, decidi especializar-me numa psicoterapia corporal, porque entendi pela minha experiência no yoga, que as técnicas de respiração e as posturas corporais são potentes na ajuda do restabelecimento físico-emocional, que teria de haver um modo de as poder juntar e oferecer aos pacientes estes dois saberes, para que estes possam evoluir com mais eficácia na terapia.

No fim da especialização de cinco anos em análise bioenergetica, engravidei! E agora com a Flor cá, e já com mais tempo para me dedicar aos pacientes, retomo o meu trabalho como psicoterapeuta, exclusivamente online, no campo, algures no Alentejo.

Nos últimos anos dediquei-me ao estudo das relações abusivas dentro de dinâmicas familiares narcisistas e o impacto traumático que deixa na pessoa.